Calor puxa aumento do consumo de frutas e hortaliças em Campinas

Algumas frutas – como melão, limão siciliano e caju – estão em alta no consumo e queda nos preços

Da Redação

Calor puxa aumento do consumo de frutas e hortaliças em Campinas
Melão, limão siciliano e caju estão em alta no consumo e queda nos preços
Reprodução/ Freepik

O consumo de frutas e hortaliças no Ceasa Campinas (SP) aumentou diante do calor. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Agricultura da Ceasa, Ricardo Munhoz, a procura por frutas aumenta 40% neste período mais quente, já as hortaliças cerca 15%

O permissionário Marcos Gruas, do box Campfruit, diz que além do aumento no consumo, algumas frutas como o melão, o limão siciliano e o caju estão em alta no consumo e queda nos preços. "O melão, por exemplo, era vendido por 90 reais e agora baixou para 45 reais a caixa, assim como o limão siciliano, que o preço caiu de 85 reais para 60 reais a caixa", afirma.

Saúde 

Consideradas alimentos reguladores, as hortaliças são fundamentais para fazer o organismo funcionar de maneira adequada e harmônica, explica a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Camila Porto.

A alface, por exemplo, é a hortaliça mais consumida no Brasil e pode ser encontrada em diversas variedades, como lisa, crespa, romana, americana e roxa. "Possui de 10 a 15 calorias a cada 100 gramas e é fonte de vitamina A, K, rica em ferro, fósforo, potássio e carotenoides", diz a nutricionista.

Sobre a rúcula, Camila afirma que a variedade contém níveis consideráveis de vitamina C, um antioxidante que estimula o sistema imunológico a proteger-se dos radicais livres, e possui em média 25 calorias a cada 100 gramas.