Câmara de Jaguariúna aprova reajuste de 5% nos salários dos servidores, mas greve continua

O sindicato julgou insuficiente o projeto aprovado e a paralisação segue sem previsão de término

*Daniel Rosa

Câmara de Jaguariúna aprova reajuste de 5% nos salários dos servidores, mas greve continua
Segundo o sindicato, cerca de 400 servidores estiveram nas ruas nesta terça-feira (8)
Reprodução

A Câmara Municipal de Jaguariúna (SP) aprovou, na noite desta terça-feira (8), um projeto que reajusta o salário dos servidores públicos municipais em 5% e concede 10% de aumento no vale-refeição do funcionalismo. O sindicato considerou a medida insuficiente e a greve segue sem previsão de término. 

A proposta aprovada em plenário foi um pedido da própria Câmara, apresentado ao prefeito Davi Neto (PP) em reunião na tarde desta terça (8), no Gabinete Municipal.  O projeto inicial, enviado pelo Executivo, previa reajuste de 4,83%, referentes à reposição integral da inflação acumulada em 2024 e de mesmo índice de recomposição ao vale-refeição do funcionalismo municipal.  

Segundo a Prefeitura, com a aprovação dos índices, os servidores municipais passarão a ter aumento real, acima da inflação, tanto nos vencimentos quanto no vale-refeição, que passará de R$ 27,50 por dia para R$ 30,25. 

O Legislativo e o Executivo relatam que o objetivo é valorizar o funcionalismo público diante do aumento do custo de vida e da importância dos servidores para o bom funcionamento dos serviços prestados à população. 

A Prefeitura de Jaguariúna informa que, apesar da manutenção da greve de parte dos servidores municipais nesta quarta-feira (9), a Administração Municipal segue em pleno funcionamento, com a prestação dos serviços públicos à população garantida. 

Segundo a Prefeitura, na área da educação, cinco das 26 escolas municipais estão em atividade nesta quarta (8), na terça (7) apenas uma unidade escolar permaneceu aberta. Já na saúde, os serviços seguem funcionando normalmente, sem qualquer impacto ou interrupção no atendimento à população. Todas as demais áreas funcionam também normalmente, sem nenhum prejuízo aos serviços e atendimento prestados aos moradores. 

“A Prefeitura lamenta a decisão do Sindicato dos Servidores Municipais de manter a paralisação, mesmo após a aprovação, pela Câmara Municipal, na noite de ontem (8), do projeto de lei que concede reajuste de 5% nos salários e 10% no vale-refeição. A Administração reforça seu compromisso com o diálogo, a responsabilidade fiscal e a continuidade dos serviços essenciais à população de Jaguariúna”, relata a administração. 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguariúna, em conjunto com a categoria, divulgou uma carta aberta a população esclarecendo suas reivindicações. A entidade alega falta de compromisso da administração com os itens que visam a valorização e a dignidade dos trabalhadores, além de denunciar precariedade nos órgãos municipais responsáveis pela prestação dos serviços públicos. 


“A falta de estrutura humana e de equipamentos mínimos para o atendimento à população de Jaguariúna comprometem o nosso trabalho. Desde salas de aula sem ventilador, escaldantes para nossos jovens, à infraestruturas precárias como na captação de água do município, em quadras esportivas, nas cozinhas escolares, enfim, estamos trabalhando sob péssimas condições.” relata a entidade na carta aberta. 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados