Câmara pede implantação de ciclovia para interligar Taquaral à Barão Geraldo

A sugestão, feita à prefeitura de Campinas, pretende ligar a região onde fica a Lagoa do Taquaral às universidades Unicamp e PUC-Campinas

Da Redação

Câmara pede implantação de ciclovia para interligar Taquaral à Barão Geraldo
Atualmente, Campinas tem cerca de 100 km de trechos cicloviários
Divulgação/PMC

A Câmara Municipal de Campinas (SP) protocolou, nesta segunda-feira (05), um pedido à prefeitura para a implantação de uma ciclovia ligando a região onde fica a Lagoa do Taquaral às universidades Unicamp e PUC-Campinas, no distrito de Barão Geraldo.

“Alunos e funcionários dessas duas universidades utilizam a bicicleta como meio de transporte, principalmente neste trecho. A implantação da ciclovia vai garantir mais segurança para os ciclistas, além de trazer benefícios à cidade, em especial para a mobilidade sustentável”, justifica o vereador Luiz Rossini (PV), presidente da Câmara Municipal. 

O percurso proposto, de cerca de 10 quilômetros, vai desde a Rua Soldado Percílio Neto, no Taquaral, passando pelo Shopping Dom Pedro e ligando também o trecho entre a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Segundo nota da Câmara, técnicos da Emdec, empresa municipal responsável pelo setor de trânsito no município, já fizeram uma vistoria técnica no trecho. Agora, a Casa pede que o  Executivo elabore estudos para a implantação da ciclovia.

O trajeto de 10 quilômetros leva, em média, 40 minutos fazendo de bicicleta a 15 Km/h. Um Simulador de Vantagens da Mobilidade Ativa, elaborada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostra gasto calorico e outras vantagens.