A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (30) e as crianças continuam sendo as menos imunizadas contra a doença em Campinas (SP). Até o momento, 30% das crianças foram vacinadas, ou seja, 70% das crianças não receberam o imunizante.
A segunda cobertura mais baixa na cidade é do grupo das gestantes, com 35% de adesão. A meta recomendado pelo Ministério da Saúde é 90% para todos os grupos.
O grupo com a cobertura mais alta é o de idosos, com 77%; seguido pelas puérperas, com 67%. Em relação aos trabalhadores de saúde, 47% estão vacinados. Ainda assim, também estão abaixo da meta.
A Secretaria de Saúde aplicou 284.176 doses da vacina contra a gripe em Campinas entre 10 de abril, início da campanha, hoje.
Quem pode se vacinar e onde estão disponíveis as doses?
O imunizante está disponível nos 66 centros de saúde do município até amanhã (30), para todas as pessoas com idade a partir de 6 meses.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, o Estado ainda não informou se a campanha será prorrogada pela segunda vez.
Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.