Foram apreendidos e descartados 127,7 kg de mel e produtos de abelha falsificados que eram comercializados por cinco boxes do Mercado Municipal de Campinas (SP). A inspeção foi feita pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), com apoio da Setec, após recebimento de denúncias.
“Foram identificados produtos de abelha sem padrões de identidade, qualidade e de segurança. Os locais foram autuados e, devido à gravidade das infrações, para proteção da saúde pública, os produtos foram apreendidos e inutilizados”, explicou a chefe do setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin.
Segundo ela, as autuações ocorreram em virtude da comercialização de produtos de origem animal clandestinos. “Todos sofreram a penalidade de apreensão dos produtos e agora segue o rito administrativo. A multa é uma possibilidade de penalidade cumulativa”, explicou Maria Alice. O prazo para a defesa de cada comércio é de dez dias.
No total, 30 estabelecimentos foram inspecionados e cinco foram encontrados problemas. “Todos foram orientados sobre a qualificação dos seus fornecedores”, destacou a chefe do setor de Vigilância Sanitária de Alimentos.
Como evitar comprar produtos falsificados?
Segundo o Devisa, a orientação aos consumidores é para que, no momento da compra, eles observem se no rótulo do produto constam informações mínimas obrigatórias. “CNPJ, razão social, endereço completo do fabricante assim como a marca comercial e o selo de inspeção oficial”, frisou a chefe do setor de Vigilância Sanitária de Alimentos
Como denunciar?
O consumidor pode acionar a fiscalização de comércios pelo telefone 156.