A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adota faixa reversível em dias de chuva forte em trecho da Rua Coronel Quirino, próxima ao Bosque do Jequitibás, após uma árvore cair em cima de um carro e matar o motorista. A medida começou a valer nesta terça-feira (03) e deve se repetir sempre que houver temporais.
A Rua General Marcondes Salgado, onde uma figueira branca de cerca de 35 metros de altura causou a tragédia no último dia 28 de dezembro, está bloqueada para circulação. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, explica que medida:
Até a conclusão dos estudos técnicos realizados pela Prefeitura de Campinas sobre a situação das árvores na região, a operação será adotada pela Emdec para preservar a segurança viária durante os momentos de chuvas intensas.
O contrafluxo está sendo adotado na faixa esquerda da Rua Coronel Quirino, no trecho entre a Avenida Dr. Moraes Salles e a Rua General Marcondes Salgado. Os motoristas que vêm da Avenida Waldemar Paschoal (sentido Bosque) devem permanecer à esquerda da via e seguir pelo contrafluxo da Coronel Quirino.
O que é uma faixa reversível?
Consiste na inversão do sentido de circulação de faixas de rolamento para atender o sentido de maior demanda de tráfego, ampliando a fluidez viária. A medida de engenharia de tráfego busca aumentar a capacidade de fluxo das vias e é adotada geralmente em situações de grande fluxo de veículos, obras ou situações emergenciais, tais como alagamentos e acidentes.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti