Band Multi

Campinas abre inscrições para mesa-redonda sobre patrimônio cultural e arquivos

Evento online, transmitido pelo YouTube, acontece na próxima quinta-feira (18)

*Rafaela Oliveira

Mesa-redonda virtual celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Mesa-redonda virtual celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Divulgação

A Prefeitura de Campinas realiza na próxima quinta-feira (18) uma mesa-redonda virtual em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto. 

O encontro gratuito ocorrerá de modo digital, no canal EducArquivo, das 15h às 17h. Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas online.  

Com o tema “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória", o evento traz para mesa discussões sobre a relação entre patrimônio e arquivos, além da contribuição na educação e difusão cultural.  

“Apesar do discurso de que a documentação custodiada diz respeito à preservação da memória de um determinado local e de sua população, isso não corresponde plenamente à realidade. Da mesma maneira que os bens tombados como patrimônio cultural podem comumente ser desconhecidos de grande parcela da população para quem, infelizmente, cultura nunca foi direito básico”, afirma Rita Francisco, especialista da Diretoria de Gestão de Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão do Arquivo Municipal de Campinas. 

Participações 

A mesa-redonda terá mediação de Josianne Cerasoli, professora doutora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

Helenice Afonso de Oliveira, da equipe do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, abordará “Traçando linhas, percorrendo caminhos: A cidade e seu acervo: patrimônio humano e acervo documental”.  

Enquanto Magda Almada, participante do Mestrado Profissional Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, apresentará “O som do patrimônio e seus arquivos”.  

Por fim, a representante do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, Vanessa Lima, falará sobre “Educação e Patrimônio: os arquivos como lugares de criação”.   

Promovido pelo Arquivo Municipal de Campinas, a mesa-redonda também conta com o apoio de outras instituições, como o Arquivo Público de Ouro Preto, o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e o Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro. 

Serviço  

Mesa-redonda on-line “Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória”  

Data: 18 de agosto, quinta-feira. 

Horário: 15h às 17h 

Local: canal EducArquivo do YouTube  

Inscrições gratuitas no site: https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/ 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.  

Tópicos relacionados