A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou nesta quarta-feira (3) que o atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Parque Itália, passa a funcionar 24h. Antes, a unidade abria ao público somente de segunda a sexta, das 8h às 18h.
A estrutura atende pacientes com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas, incluindo demanda por atendimentos em saúde mental. “O investimento também reforça a estratégia da Administração para retirar pessoas da situação de rua”, ressalta a prefeitura.
O CAPS no Parque Itália recebe de 50 a 60 pacientes todos os dias. Entre 30% a 40% são atendimentos de pessoas em situação de rua. A unidade fica na região sudoeste da cidade, que tem em torno de 220 mil habitantes. A estrutura fica na Avenida Prefeito Faria Lima.
Demanda do Caps aumentou depois da pandemia
Este centro começou a funcionar em abril de 2019 e, à época, eram 240 pacientes ativos. A demanda por assistência cresceu sobretudo após o período mais crítico da pandemia de covid-19 e o total chegou a 485 no ano passado, com média mensal de 750 atendimentos.
Em 2024, o número de pacientes ativos aumentou para 510. A principal vantagem de se tornar 24 horas é a possibilidade de oferecer permanência para os pacientes em situação de crise, por meio de seis leitos à noite para ampliar a retaguarda. A lista reúne também:
- Atendimentos grupais e oficinas terapêuticas
- Atendimento individual de acordo com a necessidade do usuário após avaliação da equipe multidisciplinar.
- Atendimento individual com terapeuta ocupacional, psicólogo, médico clínico, psiquiatra, farmacêutico, enfermeiros e assistente social.
A coordenadora do CAPS, Roberta Silveira dos Reis, enfatizou a importância do cuidado integral oferecido pela unidade com a ampliação para 24 horas.
A equipe é formada por cinco enfermeiros, cinco psicólogos, dois terapeutas ocupacionais, um assistente social, um psiquiatra, um médico clínico, um farmacêutico, dois técnicos em farmácia, 18 técnicos de enfermagem, um coordenador, oito residentes, além de funcionários que atuam na área de limpeza, segurança e motorista.
Reforço e estrutura
Com a mudança, Campinas passa a ter quatro CAPS Álcool e Drogas com funcionamento 24 horas. A cidade conta com um total de 14 centros, entre eles, quatro que atendem crianças e adolescentes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Outros seis também atendem a população adulta e são direcionados para a saúde mental.
A Secretaria de Saúde não diferencia usuários no registro, portanto, todas as pessoas têm assistência garantida e são tratadas de acordo com as necessidades apresentadas. A recomendação da Pasta é para que as pessoas busquem o primeiro atendimento no centro de saúde de referência para a região onde o paciente reside.