Campinas coloca Centro e mais 10 bairros em alerta para risco de dengue

Desde 1º de janeiro, a cidade já registrou 421 casos confirmados de dengue e nenhuma morte

Por Da redação

Campinas coloca Centro e mais 10 bairros em alerta para risco de dengue
Dengue
Divulgação/ PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) publicou nesta quinta-feira (6) a quinta edição do Alerta Arboviroses em 2025, que mostra o Centro e mais dez bairros com alto risco de transmissão da dengue.

O boletim foi produzido em formato para orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e ampliar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros.

A publicação semanal integra a série de novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são:

  • Leste: Centro;
  • Noroeste: Vila Perseu Leite de Barros e Parque Floresta;
  • Norte: Vila Boa Vista;
  • Sudoeste: Jardim Capivari, Jardim Alvorada e Jardim Novo Campos Elíseos;
  • Sul: Vila Mimosa;
  • Suleste: Vila Georgina, Vila Ipê e Jardim Amazonas.

A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por conta da quantidade de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. No comparativo com a semana anterior, um bairro permanece na lista para continuidade dos trabalhos nos próximos dias: Vila Boa Vista.

É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e adotar medidas para combater o Aedes. As orientações valem ainda para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que saíram desta edição.

Relatório parcial indica que 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em virtude de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.

As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

Tópicos relacionados