Band Multi

Campinas: Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Nossa Sra. Aparecida

População contará com serviços essenciais prestados em regime de plantão

*Rafaela Oliveira

Prefeitura mantém serviços essenciais à disposição dos cidadãos no feriado
Prefeitura mantém serviços essenciais à disposição dos cidadãos no feriado
Arquivo PMC/Carlos Bassan

A Prefeitura de Campinas irá manter o plantão dos serviços essenciais no feriado desta quarta-feira (12), que celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade. O expediente normal nas repartições públicas será encerrado na terça-feira (11), às 18h, e retomado na quinta (13), às 8h. 

Veja a relação de serviços e os telefones para solicitar atendimento:

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

Guarda Municipa l – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153. 

Sanasa/Água e Esgoto –  Na quarta-feira (12), não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 3735-5000/0800 7721195.  

Mercado Municipal – Abre das 7h às 12h na quarta(12). Nos demais dias, segue o horário de rotina: segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo).

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade no site da Setec.

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade no site da Setec.

Bosques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente, na quarta-feira (12).

Torre do Castelo – A Torre do Castelo abrirá normalmente para visitação das 10h às 12h e das 13h às 17h.  

Sistema de Atendimento 156 – Fica fechado na quarta-feira, dia 12, e retoma na quinta, dia 13, às 8h.

Limpeza urbana

Coleta de Lixo Domiciliar: no dia 12, ocorrerá somente a coleta diurna nos setores alternados.

Coleta de lixo hospitalar – Será feita nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo).

Coleta seletiva – Não haverá.

Varrição – será feita em sistema de plantão.

Sistema Público de Saúde

 

Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados na quarta-feira, dia 12. 

Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José e Anchieta funcionam normalmente, 24h. 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde ficam fechados na quarta-feira, dia 12, e retomam o atendimento na quinta-feira, dia 13, às 7h30.

Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na terça- feira, dia 11, Às 16H12, e retomará suas atividades na quinta, dia 13, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na quarta-feira, dia 12, das 8h às 12h.

Mercado de Flores - funcionará na quarta-feira, dia 12, das 8h às 13h para o público em geral. 

Mercado de Hortifrúti - funcionará na quarta-feira, dia 12, das 7h às 13h. 

Trânsito e transporte coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém as equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuando normalmente.

Para as solicitações, a população conta com o telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”; o site da Emdec, na seção “Fale Conosco”; e com o aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo de Campinas podem ser esclarecidas pelos aplicativos “CittaMobi” e “Moovit”, que informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto, itinerários, pontos de parada, entre outras funcionalidades; e estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. A Emdec também disponibiliza a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais no site.

PAI-Serviço - prossegue com os atendimentos sem alteração no cronograma de agendamento. O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Ele atende pelo telefone 118, na opção número 2; e também está disponível no aplicativo da Emdec.

Pátio Municipal - O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito será realizado normalmente na quarta, dia 12. Já as liberações de veículos ficam suspensas na quarta e retornam na quinta, dia13. 

Atendimento presencial - O balcão de atendimento ao público “Emdec Informa”, que funciona na sede da empresa, exclusivamente para orientações sobre os canais remotos, ficará fechado na quarta, dia12. O atendimento será retomado na quinta, dia13.  

Os atendimentos presenciais realizados nos postos da Emdec localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) também ficam suspensos na quarta, dia 12 de Outubro. 

Procon – A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping seguirá o expediente do Poupatempo. As demais unidades do Procon seguem o expediente da Prefeitura, fecham no final da tarde na quarta, dia 11, e retomam o atendimento na quinta, dia 13. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no site do Procon e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.

Tópicos relacionados