Band Multi - Campinas e Região

Campinas confirma mais 7 casos de febre maculosa, totalizando 17

Todos os 7 novos casos evoluíram para cura

Da Redação

Campinas confirma mais 7 casos de febre maculosa, totalizando 17
Prefeitura intensificou ações de combate à doença
Arquivo/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou mais sete casos de febre maculosa na cidade, nesta terça-feira (23). Todos os pacientes evoluíram para cura. Com isso, até o momento, a cidade registrou, em 2023, 17 confirmações da doença. Desse total, sete pessoas morreram. Não há casos confirmados em 2024.   

Entre os sete novos casos, estão quatro mulheres e três homens:

  • Criança do sexo masculino, 7 anos. Os sintomas começaram em 26 de agosto de 2023. O provável local de infecção foi a cidade de Avaré (SP).
  • Mulher, 46 anos. Os sintomas começaram em 27 de agosto de 2023. O provável local de infecção está em investigação.
  • Mulher, 19 anos. Os sintomas começaram em 29 de agosto de 2023. O provável local de infecção foi o Parque Ecológico.
  • Criança, sexo masculino, 11 anos. Os sintomas começaram em 10 de setembro de 2023. O provável local de infecção está em investigação.
  • Criança, sexo feminino, 9 anos. Os sintomas começaram em 12 de setembro de 2023. O provável local de infecção foi o Recanto dos Dourados. 
  • Homem, 24 anos. Os sintomas começaram em 26 de setembro de 2023. O provável local de infecção foi no Parque Dom Bosco.
  • Criança, sexo feminino. Os sintomas começaram em 4 de outubro de 2023. O provável local de infecção foi uma chácara no bairro San Martin.

 Cuidados

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado.

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença (febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo).

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças febris agudas, como dengue e leptospirose.