A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou na tarde desta sexta-feira (5), mais cinco mortes por dengue na cidade. Com isso, o total subiu para 46 neste ano.
Em nota, a Pasta afirma que não há relação direta com a oscilação de casos, embora o Município registre, desde maio, redução da transmissão da doença principalmente em virtude da diminuição das temperaturas.
A Secretaria de Saúde confirmou 113.446 casos de dengue no período entre 1º de janeiro e 1º de julho.
Novas mortes
Os novos óbitos ocorreram entre 15 e 27 de abril:
- Mulher, 30 anos, sem comorbidade. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Nova América. Ela teve início dos sintomas em 7 de abril e o óbito ocorreu no dia 15 do mesmo mês.
- Mulher, 56 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Centro. Ela teve início dos sintomas em 19 de abril e óbito ocorreu no dia 27 do mesmo mês.
- Homem, 82 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Santo Antônio. Ele teve início dos sintomas em 21 de março e o óbito ocorreu em 25 de abril.
- Mulher, 90 anos, sem comorbidade. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Taquaral. Ela teve início dos sintomas em 19 de abril e o óbito ocorreu no dia 24 do mesmo mês.
- Mulher, 76 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Eulina. Ela teve início dos sintomas em 21 de abril e o óbito ocorreu no dia 25 do mesmo mês.
Situação atual
A Secretaria de Saúde reitera o alerta feito desde 2023 com objetivo de sensibilizar a população para tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d'água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
O Município declarou fim do estado de emergência para dengue, mas permanece em epidemia. Com isso, as medidas de prevenção e combate à dengue devem ser contínuas e realizadas o ano todo pela população, inclusive durante o inverno.
O pico de transmissão da dengue neste ano ocorreu no período entre 7 e 13 de abril.