A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, na tarde desta segunda-feira (17), mais quatro mortes por dengue na cidade. Com isso, o total subiu para 41 neste ano.
Desde 1º de janeiro foram registrados 108.657 casos de dengue. Assim como em todas as situações de casos registrados, a prefeitura afirma que medidas preconizadas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as pessoas que morreram: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Os novos óbitos ocorreram entre 17 e 29 de abril:
- Mulher, 70 anos, com comorbidades. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Florence. Ela teve início dos sintomas em 12 de abril e o óbito ocorreu no dia 22 do mesmo mês.
- Homem, 58 anos, sem comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Vista Alegre. Ele teve início dos sintomas em 16 de abril e o óbito ocorreu no dia 29 do mesmo mês.
- Mulher, 89 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e morador da área de abrangência do CS Sousas. Ela teve início dos sintomas em 22 de março e o óbito ocorreu em 17 de abril.
- Homem, 80 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Figueira. Ele teve início dos sintomas em 19 de abril e o óbito ocorreu no dia 24 do mesmo mês.
Sintomas da dengue
- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto;
- Dor de cabeça
- Dor muscular e dor nas articulações;
- Cansaço
- Perda do apetite;
- Dor atrás dos olhos;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Coceira na pele;
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).