Campinas cria linha para interligar região do Jd. Florence II e BRT Campo Grande

Linha 227 começa a circular nesta sexta-feira (20)

Da Redação

Campinas cria linha para interligar região do Jd. Florence II e BRT Campo Grande
Objetivo também é reforçar atendimento do transporte público no Florence II
Divulgação/Emdec

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou uma nova linha de ônibus do transporte público para reforçar o atendimento no bairro Jardim Florence II e promover a integração com as linhas do BRT Campo Grande. A linha criada é a 227 (Jardim Florence II/Terminal Satélite Íris). Ela começa a circular a partir desta sexta-feira (20), quando também começam as operações de três novas linhas BRT – duas semiexpressas, que atendem a estações e pontos específicos, e uma paradora, que atende a todas as estações do corredor.  

A linha 227 ligará o Florence II ao Terminal Satélite Íris, permitindo a conexão com as linhas BRT a partir deste ponto. O atendimento é semelhante ao realizado pela linha 229 (Jardim Florence II) até o Terminal Satélite Íris. Porém, a 229 mantém o itinerário atual até a região central, mantendo a frota de oito veículos.   

Será mais uma opção de deslocamento para os usuários da região do Florence II. Criamos o atendimento sem reduzir a frota da linha 229, que já opera na região. - explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

A primeira partida da 227 será às 4h40 do Terminal Satélite Íris, em direção ao Florence II. Ela irá operar com um veículo em dias úteis, sábados e domingos, com intervalos de 40 minutos.    

De acordo com a Emdec, a criação de uma linha alimentadora/circular entre o Florence II e o Terminal Satélite Íris já vinha sendo discutida pelas equipes de planejamento. Foi uma demanda apresentada pela população.    

Nova operação BRT Campo Grande    

A partir desta sexta-feira (20), o BRT Campo Grande ganha três novas linhas (duas semiexpressas e uma paradora) e a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, será ampliada. 

Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado, totalizando 27 veículos. A economia no tempo de viagem será, em média, de 10 minutos.    

A linha semiexpressa (com parada em pontos específicos) BRT21 partirá do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo à estação Rossin, ao Terminal Satélite Íris e às estações PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).   

A linha paradora BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo todas as estações do corredor a partir daí e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). E a BRT20, agora paradora, parte do Terminal Campo Grande e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central, atendendo todas as estações do Campo Grande.    

As linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. Ambas irão operar de segunda a segunda-feira, até às 0h.     

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, clicando aqui.