A baixa umidade do ar deixou Campinas (SP) em estado de alerta (quando a URA fica abaixo de 20%) nesta terça-feira (23), quando o índice chegou a 18,5%, segundo o Instituto Agronômico da cidade.
"O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é que a umidade fique acima de 60%", destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Ele ressalta que é importante tomar algumas medidas neste período, como: consumir bastante água, umidificar o ambiente com toalhas molhadas, regar os jardins e se proteger do sol.
Conheça os índices da URA que requerem cuidados
Estado de Atenção: URA entre 21 e 30%, quando o índice fica abaixo de 30%, além das orientações passadas pelo diretor da Defesa Civil, também deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas.
Estado de Alerta: URA entre 12 e 20% é preciso observar as recomendações do estado de atenção; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Estado de Emergência: URA abaixo de 12% além de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, entre 10h e 16h; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.