Diante da baixa adesão, a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) estendeu até 14 de julho a campanha de vacinação contra a gripe, com base em orientação feita pelo Estado de São Paulo. A ação terminaria nesta sexta-feira (27).
As doses são aplicadas pelos 68 centros de saúde (CSs) da cidade, para toda a população a partir de 6 meses de idade.
A mobilização começou em 25 de abril e inicialmente seria encerrada em 31 de maio. Depois, houve uma prorrogação até 28 de junho e esta é a segunda ampliação de prazo.
“A cobertura segue abaixo do esperado e a vacina é a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe. A ampliação da campanha é uma nova oportunidade para que a população receba a imunização. A dose é segura e eficaz", explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.
Resultados da campanha
Campinas chegou a 272,3 mil vacinados contra a gripe após 13 semanas de campanha.
O número de doses representa cobertura geral de 47,54% entre idosos, gestantes, puérperas e crianças. A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria, e a meta da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada grupo.
Desde 2 de maio, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem tomar a dose. Basta levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).
Cobertura dos maiores grupos
- Idosos – 49%
- Crianças – 46,77%
- Puérperas – 24,36%
- Gestantes – 24,21%
As salas de vacinação atendem conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes estão na página da prefeitura.