Campinas ganha novo Centro de Educação Ambiental em Joaquim Egídio

O centro irá desenvolver uma série de atividades voltadas para escolas e grupos de todas as idades, de diferentes segmentos

Da Redação

Campinas ganha novo Centro de Educação Ambiental em Joaquim Egídio
Galpão onde algumas atividades de educação ambiental serão desenvolvidas
Divulgação/PMC

Campinas (SP) ganhou, nesta quinta-feira (14), um novo Centro de Educação Ambiental (CEA), o Vila Educa, na Fazenda Paraíso, no distrito de Joaquim Egídio. O centro irá desenvolver, em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), uma série de atividades voltadas para escolas e grupos de todas as idades, de diferentes segmentos. 

Devido às próprias caraterísticas naturais, o Vila Educa trabalhará com temas envolvendo preservação da Mata Atlântica, ciclo da água, agrofloresta, plantio e manutenção de hortas, entre outros, a depender do público. 

Instalado em um fragmento de Mata Atlântica dentro do Sítio Paraíso, o Vila Educa é o sexto CEA instituído pela Secretaria do Verde, com a qual mantém parceria já há alguns anos. Entre os trabalhos desenvolvidos juntos estão a promoção de atividades na Semana do Meio Ambiente (Semeia) e as aulas práticas do curso de criação e manutenção de hortas e pomares que a SVDS desenvolve junto às escolas.

De acordo com o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Rondeli Buzzon, o Vila Educa tem muito a oferecer ao Programa de Educação Ambiental da SVDS. 

“O espaço conta com grande biodiversidade, lagos, nascentes, mina de água natural -  inclusive, uma das vivências é poder tomar essa água da mina -  tem um percurso pela trilha em meio à mata e, igualmente importante, tem uma equipe pedagógica que desenvolve várias dinâmicas com os grupos, enfim, é uma estrutura excelente”, destaca o coordenador. 

Para o secretário da SVDS, Rogério Menezes, a parceria com a iniciativa privada indica um avanço para a educação ambiental.“A política municipal de educação ambiental em Campinas avança com a implantação do Centro de Educação Ambiental Vila Educa em parceria com a iniciativa privada. Em breve, também será entregue o CEA Campo Grande, no interior do Parque Natural do Campo Grande, que é uma Unidade Municipal de Conservação”, anuncia o secretário do Verde.

Segundo o educador ambiental Gustavo Merlo, com o CEA Vila Educa, a SVDS atinge 100% da meta de criação de centros de educação ambiental prevista no Plano Municipal de Educação Ambiental. “É o nosso primeiro centro de educação privado, que vai atender também a escolas públicas. Temos certeza de que o resultado vai ser gigante em benefício para o município e para as novas gerações que vão ser formadas com educação ambiental de qualidade”, afirmou Merlo. 

Centro de Educação Ambiental 

Além do CEA Vila Educa, Campinas tem outros cinco Centros de Educação Ambiental: o CEA "Marco Antonio Vicentini " Estação Ambiental de Joaquim Egídio (SVDS); a Mata de Santa Genebra - Fundação José Pedro de Oliveira; o Bosque dos Jequitibás; o Museu Interativo da Água - CCA /SANASA ; e o Ecocentro Serra D'água/ Guardinha, que atendem milhares de pessoas por ano.  

Cada Centro de Educação Ambiental conta com equipe, estrutura e proposta pedagógica própria, onde desenvolve diversas atividades de acordo com a sua vocação, levando Educação Ambiental a todos os cantos da cidade.