A prefeitura de Campinas irá avaliar se os parques e bosques da cidade poderão ser reabertos a partir da próxima sexta-feira (3). A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parques e Jardins, deve analisar se a medida de segurança deve permanecer.
Os 25 parques e bosques de Campinas foram fechados após a queda de um eucalipto da Lagoa do Taquaral causar a morte de Isabela Tiburcio Fermino, de 7 anos, na terça-feira (24). Uma mulher de 27 anos também ficou gravemente ferida.
No momento que a árvore caiu não estava ventando ou chovendo. Na segunda-feira (23), dia anterior à tragédia, a Pedreira do Chapadão já havia sido interditada após serem registrados deslizamentos de terra e pedras.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a decisão se mantém necessária por causa dos altos índices pluviométricos ocorridos desde o dia 17 de janeiro e a previsão de chuvas para este sábado (28) e domingo (29).
“A grande quantidade de chuvas propicia a saturação absoluta do solo (solo encharcado) em parques com fragmentos florestais”, explica.
A Prefeitura de Campinas determinou o fechamento de todos os parques e bosques públicos de Campinas no dia 24 de janeiro. Desde o início de janeiro, o acumulado de chuvas ultrapassa os 500 mm.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti