Campinas não tem vacina CoronaVac, único imunizante para crianças de 3 e 4 anos

Apenas 10,9% desta faixa etária recebeu a vacina contra o coronavírus

*Rafaela Oliveira

Desde o início da imunização desta faixa etária, apenas um lote foi enviado para Campinas. Divulgação
Desde o início da imunização desta faixa etária, apenas um lote foi enviado para Campinas.
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Campinas informou, nesta segunda-feira (19), que não tem doses da vacina CoronaVac, única imunizante que crianças de 3 e 4 anos podem receber para se imunizar contra Covid-19. Desde o início da imunização desta faixa etária, apenas um lote foi enviado para Campinas. 

Apenas 10,9% das crianças, entre 3 e 4 anos, receberam a vacina contra o coronavírus – o que corresponde a 3.192 crianças imunizadas, de um público-alvo de 29.289.  

Em nota, a pasta afirma que tem solicitado o abastecimento das vacinas pelo Estado e aguarda o envio de novas doses. A redação da Band entrou em contato com a Secretária de saúde do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, mas, até o momento, não teve retorno. 

As crianças que não receberam as doses em razão da falta do imunizante, serão avisadas quando as vacinas forem entregues, informa a Secretaria de Saúde de Campinas. Os pais podem procurar as unidades para fazer este cadastro. 

Outro lado 

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que há 2,2 milhões de crianças de 3 e 4 anos no Estado SP. No mês passado, a pasta recebeu uma doação de 328 mil doses de Coronavac do Instituto Butantan para dar início à vacinação em todo o Estado das crianças desta faixa etária com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Estas doses já foram distribuídas aos municípios e a pasta estadual aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para ampliar a imunização do público infantil.”, declarou a pasta estadual.

Quanto ao Ministério da Saúde, informaram que receberam nesta segunda-feira (19), 1 milhão de doses da vacina Coronavac. E que após os trâmites logísticos e liberação pelo controle de qualidade, as doses serão distribuídas a todos os estados e Distrito Federal.

*sob supervisão de Rose Guglielminetti.