A primeira etapa do Plano para Controle de Enchente para a Região Central de Campinas (SP) foi iniciada nesta segunda-feira (1º), com a ordem de serviço para a elaboração dos projetos executivos e construção do reservatório RP-1 na Praça de Esportes Paranapanema, na região da Princesa d’Oeste. O investimento é de mais de R$ 205,8 com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo de conclusão é de 24 meses.
O reservatório da Praça de Esportes Paranapanema será coberto para que a Praça possa ser recomposta. Quando estiver em operação, nos momentos de cheia, a água entrará por uma galeria de derivação e será escoada por outra, com auxílio de quatro bombas submersíveis. A primeira parte do contrato, que é a elaboração dos projetos executivos, já teve início.
“Esse primeiro piscinão faz parte de um conjunto de obras que será realizado nos córregos Serafim e Proença para resolver o problema das enchentes da região central”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro. “É uma sequência de obras e estamos muito animados com essa etapa inicial, que vai trazer um benefício gigantesco para a contenção das enchentes na região do córrego Proença”, completa o secretário.
Plano para Controle de Enchente
O Plano para Controle de Enchente para a Região Central, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, inclui a execução de oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia e no córrego Proença, na avenida Princesa d'Oeste.
O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, serão construídos dois piscinões na Princesa d'Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia. O primeiro piscinão será o da Praça Paranapanema.
Os outros dois serão na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) na praça que fica no cruzamento com a avenida Engenheiro Carlos Stevenson, e o terceiro, na avenida Orosimbo Maia, na praça próxima ao Mercado Municipal.
Finalizada a primeira etapa, serão realizadas mais cinco obras da segunda fase: um reservatório na Orosimbo Maia, um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste e uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos). Também serão feitas obras de alargamento de calha na Norte Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.