Campinas prevê realizar 800 castrações de cães e gatos na região do Nova Europa

Agendamento da próxima ação, para a região do DIC 5, será nos dias 13 e 14 de setembro, na Praça da Juventude

*Rafaela Oliveira

Castração, além de um ato de responsabilidade, mostra o amor para com pet. Eduardo Lopes
Castração, além de um ato de responsabilidade, mostra o amor para com pet.
Eduardo Lopes

A Prefeitura de Campinas prevê realizar 800 castrações e microchipagens gratuitas em cães e gatos, nos bairros de abrangência do Jardim Nova Europa, até esta sexta-feira (26). Os procedimentos agendados tiveram inicio nesta terça-feira (23).

Os agendamentos para ação nesta região já encerraram. A realização é da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea). 

Os procedimentos ocorrem no Castramóvel, ônibus adaptado que circula pelos bairros de Campinas para realizar as cirurgias de castração. A unidade está estacionada no Bosque dos Guarantãs e para, este mutirão, os agendamentos foram feitos nos dias 16 e 17 de agosto. 

Região do DIC 5 recebe próxima campanha

Um novo agendamento para a castração estará aberto nos dias 13 e 14 de setembro, terça e quarta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h, na Praça da Juventude. Para agendar, é preciso ser maior de 18 anos e levar comprovante de endereço. Esta edição contemplará bairros da abrangência do DIC 5. A campanha de castração ocorrerá na semana seguinte, de 19 a 23 de setembro, apenas para os previamente agendados. 

Novas ações serão efetuadas em outras regiões durante o ano. A Prefeitura já promoveu 6 mil cirurgias em 2022, nas regiões do Campo Grande, da Vila Padre Anchieta, na abrangência dos Amarais, Campo Belo, Swift, Jardim São José e na abrangência da rua Moscou (comunidade Capadócia, Vila Gênesis e Residencial Cafezinho). O programa ultrapassou 50 mil procedimentos de esterilização desde o início das castrações, em 2015.

Castrar é um ato de amor 

A castração é uma decisão importante para a saúde dos cães e gatos, garantindo melhor qualidade de vida e longevidade. Além disso, evita fugas, comportamentos agressivos, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes.

A coordenadora do programa de castração do Dpbea, Adriana Cardelli, reforça que a esterilização ajuda na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada e, por consequência, o abandono”, disse.

Os tutores que aderem ao programa recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa os medicamentos necessários para concluir a recuperação dos animais em casa. 

Microchipagem

Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, além de dados sobre o responsável e endereço.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.