Campinas prorroga fechamento noturno de vias em dias úteis na região da Lagoa do Taquaral

Período foi estendido em função da alta adesão e um cancelamento. As vias são abertas para prática de esportes e lazer às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

Campinas prorroga fechamento noturno de vias em dias úteis na região da Lagoa do Taquaral
A “Operação Lagoa” já é realizada todos os domingos e feriados
Divulgação/Emdec

A Prefeitura de Campinas (SP) informou nesta sexta-feira (11) que decidiu prorrogar a “Operação Lagoa” às terças e quintas-feiras, no período noturno. A ação bloqueia vias na região próxima à Lagoa do Taquaral para prática de esportes e lazer. O período experimental, que seria de 15 dias, foi estendido em função da alta adesão e cancelamento motivado pelas chuvas.    

O experimento, aparentemente, tem sido um sucesso, mas a decisão de torná-lo permanente ainda não foi tomada. “A partir da observação, estimamos que cada edição da operação realizada em dias úteis tenha alcançado mais de 5 mil participantes. Isso porque já há o público cativo, que costuma frequentar o entorno da Lagoa do Taquaral para a prática de atividades físicas”, conta o coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira. 

A mudança permite caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins na pista interna no trecho da avenida Dr. Heitor Penteado entre a Lagoa do Taquaral e a praça Arautos da Paz, durante o período das 19h às 22h, nas terças e quintas-feiras. Isso já que é realizado todos os domingos e feriados, das 7h até as 13h.

Acessos liberados 

Durante essa fase de testes da “Operação Lagoa” no período noturno, o acesso da rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier (SPA-135/065) para a avenida Dr. Heitor Penteado não será fechado. O trecho da praça Arautos da Paz, com as ruas Arlindo Carpino e Vital Brasil, também estará liberado para os veículos. Esses dois locais ficam fechados durante a “Operação Lagoa” aos domingos e feriados. 

Outro diferencial da operação realizada em dias úteis é a implantação de circulação compartilhada no trecho que dá acesso à avenida Almeida Garret para promover a circulação das linhas municipais que atendem a região. 

O bloqueio da avenida Dr. Heitor Penteado começa após o acesso para a avenida Dr. Armando Sales de Oliveira. Agentes da mobilidade urbana ficam no local para coordenar o fluxo de veículos. Os demais bloqueios, até o Portão 01 (Principal), não sofrerão alterações. 

Tópicos relacionados