Band Multi

Campinas realiza 11º mutirão contra a dengue com visita a imóveis neste sábado

Ação começa às 8h e passa por seis bairros: Parque Itajaí I, II, III e IV, Jardim Lisa e Jardim Liliza

Da Redação

A ação faz parte do mutirão contra o Aedes
A ação faz parte do mutirão contra o Aedes
foto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, neste sábado (13), o 11º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e passa por seis bairros que terão os imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários: Parque Itajaí I, II, III e IV, Jardim Lisa, Jardim Liliza.
O ponto de encontro das equipes é o Centro de Educação Infantil (CEI) Ruy de Almeida Barbosa, que fica na rua Benjamin Moloisi, s/n, no Conjunto Habitacional Parque Itajaí.

Como será o novo mutirão?

O mutirão deste sábado (13) deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. 

A Administração repete a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. 

A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado na segunda, 8.

Estatísticas e emergência

De 1º de janeiro até sexta-feira (12), Campinas teve 49.224 casos confirmados de dengue e oito mortes. A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e a Saúde já divulgou alerta sobre a transmissão da doença em todas as regiões da cidade.

Tópicos relacionados