Campinas realiza ações de combate à febre maculosa nesta quinta-feira (11)

Neste ano, a cidade já registrou dois casos da doença e as duas pessoas morreram

Da Redação

Campinas realiza ações de combate à febre maculosa nesta quinta-feira (11)
Prefeitura realiza ações nesta quinta-feira
Divulgação/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) realiza nesta quinta-feira (11), diversas ações de prevenção à febre maculosa, nos períodos da manhã e da tarde, em diversos parques da cidade. Neste ano, foram confirmados dois casos de febre maculosa na cidade. As duas pessoas morreram. Em 2022, foram 11 casos da doença, com sete mortes.

As atividades, acontecem em parceria com a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic. De acordo com o veterinário Fausto de Almeida Marinho Neto, os agentes e estudantes vão percorrer os parques para abordar os frequentadores para distribuir folhetos educativos e tirar as dúvidas sobre a doença.

Confira a programação:

  • Manhã (a partir das 7h30):
    - Parque Ecológico
  • - Parque Jambeiro
    - Parque Taquaral
    - Parque Linear Capivari (Mingone)

Tarde (a partir das 15h):

  • - Parque Taquaral

Cuidados

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.

Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento com antibióticos apropriados precisa ser iniciado o mais breve possível após o início dos sintomas.