Após a confirmação de mais duas mortes por febre maculosa no mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas programou ações de prevenção contra a doença para os meses de setembro e outubro. Desde o início do ano, a metrópole registrou seis confirmações e quatro óbitos pela doença.
Entre as atividades previstas pela prefeitura para combater a febre maculosa, estão as visitas casa a casa, para orientar os moradores sobre os cuidados com a febre maculosa, e a capacitação de farmacêuticos.
Os meses mais secos e frios do ano é o período que a doença, que é endêmica na região metropolitana de campinas, mais aparece.
A febre maculosa é uma infecção grave, e a doença é transmitida pelo carrapato estrela infectado. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.
Ao apresentar um desses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato, já que os sinais da febre maculosa podem ser confundidos com outras doenças, como covid-19 e dengue.
Ainda não exista vacina contra a febre maculosa. A doença tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente, com uso de antibióticos.
Casos de febre maculosa residentes em Campinas, em 2022:
- Mulher, 36 anos. Início de sintomas em 28 de julho. O provável local de infecção fica na região Sul. Morreu em 4 de agosto.
- Mulher, 45 anos. Primeiros sintomas em 1º de julho. O provável local de infecção fica na região Leste. Morreu em 5 de julho.
- Homem, 27 anos, teve os primeiros sintomas em 3 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
- Homem, 66 anos, com primeiros sintomas no dia 24 do mês de junho. Morreu em 30 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste.
- Homem, 43 anos, com início de sintomas em 27 de maio. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
- Homem, 18 anos, teve início dos sintomas em 20 de abril e morreu no dia 24 do mesmo mês. O provável local de infecção fica na região Norte da cidade.