Campinas regulamenta Banco de Ração para reduzir abandono de cães e gatos

Prefeitura diz que prevê que as doações de ração e utensílios sejam distribuidas em junho

*Rafaela Oliveira

Tem início o Banco de Ração e Utensílios para Animais em Campinas  Arquivo/Band
Tem início o Banco de Ração e Utensílios para Animais em Campinas
Arquivo/Band

A Prefeitura de Campinas firmou, nesta sexta-feira (29), o decreto da Lei que criou o Banco de Rações. A lei pretende captar doações para entregar à população que enfrenta dificuldade para alimentar seus animais e, assim, diminuir os abandonos de cães e gatos no município. 

O Banco de Ração e Utensílios para Animais em Campinas é um programa de recebimento de doações de ração e utensílios (camas, coleiras, casinhas, etc) para animais domésticos. 

O material recebido beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, ONGs de proteção animal e protetores independentes que realizam o resgate de animais abandonados. 

“A previsão é iniciar a operacionalização do programa no próximo mês de junho, quando vamos começar a entregar os primeiros lotes de rações”, diz o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes. 

De acordo com o secretário, o Departamento de Bem-Estar Animal (DPBEA) será responsável pela parte operacional, como captação, transporte e armazenamento da ração e dos utensílios doados. Quanto ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA), irá realizar o cadastramento e definir os critérios de distribuição dos benefícios. 

Após a publicação do edital, nesta segunda-feira (02), que irá definir pontos de coleta, as doações poderão ser feitas por empresas e pelos cidadãos interessados em colaborar com o programa. Todos os interessados em receber as doações deverão procurar o Conselho e se cadastrar.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.