
Campinas (SP) recebeu um alerta de risco de enxurrada e inundação, na tarde desta quinta-feira (13). O aviso é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que indica possibilidade de ocorrer enxurrada em áreas urbanas com alta declividade e de inundação às margens do rio Atibaia, Capivari e afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Piçarrão, Anhúmas, Viracopos, os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté, e outros canais urbanos.
Choveu 14,2 milímetros em uma hora e meia na tarde desta quinta (13). A Defesa Civil registrou duas quedas de galhos de árvores, ambas na região Sudoeste, na Jardim Paraíso de Viracopos e no Jardim Santa Terezinha. O alerta também indica que a chuva deve continuar nas próximas horas, agravando o risco de ocorrerem alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.
A Defesa Civil de Campinas chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los. Recomenda-se também evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.
Serviço
Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
O Departamento de Defesa Civil de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é o órgão central do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por promover a normatização, supervisão técnica e específica sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos do SIMPDEC. Entre em contato pelo telefone 199 para registrar ocorrências.
*Estagiário sob supervisão