A região central de Campinas receberá nesta quinta-feira (21) o Passeio Ciclístico Noturno, realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os participantes farão um percurso de 8 km, em ritmo leve, passando pela Avenida Francisco Glicério, Avenida Aquidabã, Rua General Marcondes Salgado, Avenida Norte-Sul e Avenida Orosimbo Maia. A concentração será às 19h30, com largada às 20h no Largo do Rosário.
O evento ocorre na data seguinte ao Dia do Respeito ao Ciclista (Lei Municipal nº 14.329/2012), promovendo a mobilidade sustentável no mês em que a cidade completa 248 anos. Não é preciso se inscrever para participar.
O trânsito terá bloqueios momentâneos, liberados à medida que os ciclistas passarem pelas vias. Minutos antes da largada, o acesso à Francisco Glicério, no trecho entre Avenida Dr. Campos Sales e Rua General Osório, será permitido apenas aos ônibus municipais. Também haverá interdições no entorno do Largo do Rosário.
Após a largada, os ciclistas serão direcionados para as faixas de rolamento à esquerda. A depender da quantidade, poderão ocupar, onde necessário, toda a pista, temporariamente.
“O principal objetivo do evento é promover a bicicleta como meio de transporte, além da saúde, esporte e lazer”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Campinas vai alcançar quase 90 km de rotas cicloviárias. Os deslocamentos a pé, de bicicleta e coletivos são prioritários. A diretriz é proporcionar um trânsito eficiente, inclusivo e seguro, em que as diferentes formas de circulação coexistam em harmonia”.
"O Sistema Cicloviário de Campinas vem se expandindo com a participação dos cicloativistas. Nosso planejamento envolve um permanente diálogo entre poder público e sociedade civil", comenta o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires.
O Passeio Ciclístico Noturno também é realizado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Rota das Bandeiras, 10SegRemoções Emergências Médicas e de grupos de ciclistas.
Itens de segurança
A Emdec orienta que os ciclistas sempre usem os equipamentos de segurança ao pedalar. Campainha, espelho retrovisor e sinalização noturna são obrigatórios. O capacete protege de lesões mais graves na cabeça. Também é recomendado utilizar óculos, luvas e acessórios refletivos.