Adesão à vacina contra Pólio é baixa em Campinas

Cidade vacinou 17% das crianças contra a doença e permanece longe da meta de 95%

*Rafaela Oliveira

Apenas 9.794 crianças receberam a vacina contra pólio. Manoel de Brito
Apenas 9.794 crianças receberam a vacina contra pólio.
Manoel de Brito

Apenas 17% das crianças, entre 1 e 4 anos, foram vacinadas contra a paralisia infantil em Campinas. O balanço da Prefeitura, divulgado nesta quinta-feira (25), mostra que apenas 9.794 crianças receberam o imunizante durante os 17 dias de campanha.   

A estratégia contra a poliomielite teve início no dia 8 deste mês e terminará no dia 9 de setembro. Caso a procura pela vacina nos postos de saúde continue baixa, como está, o município conseguirá vacinar apenas 31% do público-alvo até o fim do período.   

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% das crianças contra a paralisia infantil até o dia 9 de setembro. Para isso, o munícipio precisa vacinar 49.019 crianças em 15 dias.  

Riscos  

O Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como livre da poliomielite em 1994. Entretanto, o país não atinge a meta de 95% de cobertura vacinal desde 2015, o que preocupa as organizações de saúde, já que a taxa é necessária para que a população seja considerada protegida contra a doença.    

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil ou pólio, é uma doença infectocontagiosa aguda. Os maiores riscos da doença atingem, principalmente, crianças com menos de cinco anos de idade. A infecção pode causar desde sintomas comuns em resfriados, até problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível. 

Em fevereiro deste ano, houve um surto de pólio na região do Malawi, na África, após a doença ser detectada em uma menina de 3 anos, que teve uma das sequelas da pólio: paralisia flácida aguda.  

O último caso de poliomielite no país africano havia sido notificado em 1992.  

Balanço da Multivacinação  

Em relação às demais vacinas, 4.495 crianças menores de 1 ano compareceram às unidades, sendo que 3.688 atualizaram as carteiras, desde o dia 8 até a última quarta-feira (24). Entre as pessoas com idade de 5 a 14 anos, 5.975 compareceram às unidades e 2.888 regularizaram as doses atrasadas.     

A campanha contra a Pólio e Multivacinação está prevista para terminar em 9 de setembro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas em 66 centros de saúde (o CS Boa Esperança não faz a vacinação). As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do fechamento da unidade.   

  

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.