Sete candidatos de residência da Rede Mário Gatti são desclassificados após suspeita de fraude

Também foi estabelecido a suspensão do resultado final do concurso e a revisão de todas as provas

Por Da redação

Sete candidatos de residência da Rede Mário Gatti são desclassificados após suspeita de fraude
Mário Gatti
PMC/Fernanda Sunega

Foram desclassificados sete candidatos do concurso de Residência Médica 2025 da Rede Mário Gatti, em Campinas (SP), após denúncia de indícios de fraude no processo seletivo. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para apurar o caso e foi aberto um processo administrativo contra a empresa que realizou o processo seletivo. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta segunda-feira (17). 

O processo ocorreu porque alguns candidatos, nas redes sociais, levantaram suspeita de irregularidades no processo seletivo para a Residência Médica. Durante a apuração, foi descoberto que sete candidatos tiveram notas idênticas, com 94 acertos de 100. Além disso, as notas das subdivisões temáticas também eram as mesmas.

A prova da Residência foi realizada pela empresa Consesp, contratada por meio de licitação pública, que vai responder a processo administrativo diante da ocorrência de possível fraude no concurso, ineficácia da fiscalização e controle na elaboração, distribuição e aplicação das provas.

“Durante a apuração, a empresa respondeu aos questionamentos apresentados pela Rede, detalhando os procedimentos de fiscalização e controle que adota”, informa a prefeitura, em nota.

A avaliação feita pela empresa e entregue à Rede Mário Gatti indica que notas idênticas em provas de múltipla escolha são comuns, mas o que é estatisticamente incomum são as coincidências das alternativas assinaladas para as questões em desacordo com o gabarito. 

As ações foram definidas após processo de apuração instaurado pela Rede, que estabeleceu também a suspensão do resultado final do concurso e a revisão de todas as provas. 

Residência

A Rede Mário Gatti tem três programas de residência – médica, multiprofissional e bucomaxilofacial – e os residentes atuam nas unidades da Rede Mário Gatti, Secretaria Municipal de Saúde e Maternidade de Campinas.

Os três programas de 2025 ofereceram 123 vagas em 20 especialidades e receberam 2.373 inscrições (19,2 candidatos por vaga), assim distribuídas: a Residência Médica ofereceu 109 vagas e teve 2.188 inscrições; na Residência Multiprofissional foram 12 vagas e 78 inscritos e na Residencia Bucomaxilofacial, 2 vagas e 107 inscritos.

Tópicos relacionados