Sorocaba registrou mais de 60 milímetros de chuva no final da tarde desta sexta-feira (10/03). De acordo com o Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), em uma hora foram registrados 63 milímetros de Chuva. Dezenas de pontos estão com alagamentos.
Locais como avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália, avenida Afonso Vergueiro, avenida Dom Aguiire, Vila Gabriel, avenida J.J. Lacerda estão entre os pontos com ocorrências, além da Vila Mineirão e avenida Ipanema.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que o "Saae/Sorocaba informa que o nível do Rio Sorocaba, nesta tarde de sexta-feira (10), chegou a 2,30 metros acima do normal e, atualmente, continua elevado, em 2,20 metros. A vazão da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba está, no momento, em 29,57m³/s.
A Defesa Civil informa que o total de chuvas acumulado, neste mês de março, até a manhã desta sexta-feira, era de 108 mm. À tarde, o registro parcial indicou que, em apenas uma hora, as chuvas atingiram 70 mm de precipitação na região do Jardim Saira.
Nesta sexta-feira, foram identificados pontos de alagamento nos bairros: Centro, Parque Vitória Régia, Jd. Faculdade, Jardim Mathilde, Jd. Maria do Carmo, Jardim Juliana, Jardim do Sol, Jardim Sorocabano, Jardim São Paulo, Vila Assis, Jd. Abaeté e Jardim Piratininga.
Agentes de trânsito coordenam o tráfego nos principais corredores viários. As avenidas XV de Agosto e Av. Dom Aguirre (Praça Lions, Parque das Águas/Ponte Salomão Pavlovsky) permanecem com pontos temporariamente interditados para o trânsito de veículos, devido a alagamento, assim como ponto na Avenida Afonso Vergueiro (altura da Praça da Bandeira) e vias no Parque Vitória Régia, Jardim Faculdade e Jardim Mathilde.
Até o momento, não foram identificados casos de desabrigados ou desalojados, mas há famílias cujas casas foram atingidas e que estão sendo atendidas e amparadas pelas equipes da Defesa Civil, Secretaria da Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das demais equipes da Prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiros."
*Esta matéria está em atualização