Band Multi

Cinema movido a energia solar movimenta Lagoa de São Domingos, em Campinas

Além dos filmes, o Furgão do CineSolar terá pipoca e atrações de graça para a comunidade nesta sexta-feira (12), a partir das 19h

Da Redação

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Lagoa de São Domingos, em Campinas (SP), nesta sexta-feira (12), às 19h. Com apoio do Instituto CPFL, o furgão do CineSolar terá entrada livre, além de pipoca e atrações de graça para a comunidade. 

Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis, a partir das 19h, e depois, às 20h, começa a exibição da animação chinesa “Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo”. Confira a sinopse das obras chinesas que serão exibidas abaixo. 

Como funciona o CineSolar? 

O furgão é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. As luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Circuito aproxima Brasil da cultura chinesa 

Campinas (SP) não será a única cidade a receber o cinema itinerante movido a energia solar.O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul.

Segundo os organizadores, além das sessões de cinema, que neste ano também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

“Esta sessão, em Campinas, será especial. Ela vai integrar as frentes Circuito CPFL, da qual o CineSolar faz parte, com a frente cultural CPFL Intercâmbio Brasil-China, através da exibição de um longa-metragem chinês. Dessa maneira, além de levar entretenimento e pautas de sustentabilidade para a nossa comunidade, ainda será possível proporcionar uma aproximação, entre as nossas culturas, no ano em que é celebrado o aniversário de 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países”, explica Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

Serviço

Data: Sexta-feira (12/04)

Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

              20h - 2ª sessão: ‘Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo’

  • Entrada: livre - não precisa de ingresso
  • Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
  • Local: Lagoa de São Domingos - Rua Juvenal de Oliveira, 1-251 - Jardim São Domingos - Campinas/SP
  • Local em caso de chuva: CEI Pastor Billy Graham - Rua Juvenal de Oliveira, 45 - Jardim São Domingos

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

‘De Onde Vêm os Dragões?’ - Direção: Grace Luzzi - São Paulo - 10 min - Animação/2020 - Livre

  • O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário.

‘O Gigante’ – Direção:  Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida - Portugal - 10 min - Animação/2012 - Livre

  • Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min – Animação/2019 - Livre

  • Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

‘O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Livre

  • Audiodescrição e libras
  • Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre

  • Audiodescrição, closed caption, libras
  • Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

 2ª sessão

 ‘Foodiverso - Uma Galáxia em Perigo’ - Direção: Liaoyu Chen - 89min - China - Animação/2019 - Livre

  • O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Foodiverse. Quando um supervilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.

 

Tópicos relacionados