Band Multi - Campinas e Região

CIS anuncia o fim do racionamento de água em Itu com a inauguração do Sistema Utu-Guaçu

Após mais de cem anos de espera, a água finalmente chega a todos os lares ituanos

Editorial publicitário

CIS anuncia o fim do racionamento de água em Itu com a inauguração do Sistema Utu-Guaçu
Reprodução

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) tem o orgulho de anunciar um marco histórico para a cidade de Itu: após mais de cem anos de espera, a água finalmente chega a todos os lares ituanos. Este avanço é resultado de mais de sete anos de trabalho incessante, que agora se traduz em água nas torneiras e uma significativa melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. 

Desde a sua criação em 2017, a CIS tem se empenhado em realizar importantes obras de infraestrutura hídrica. Comemorando seu aniversário de 6 anos no dia 02 de fevereiro de 2023, a companhia iniciou as obras do novo Sistema Utu-Guaçu. Esta terceira captação de água permanente é a maior já construída na história de Itu, capaz de fornecer 600 litros de água por segundo durante todo o ano, por meio de uma nova adutora de 22 quilômetros que se estende até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. 

Em outubro de 2022, a companhia recebeu tubulações e materiais para dar início ao projeto. É uma nova captação de água que chega para vencer os desafios hídricos que sempre afligiram Itu. O Sistema Utu-Guaçu, sozinho, suprirá 100% da demanda de água para a região central da cidade, complementado por mais seis mananciais de reserva. 

Os desafios da CIS, já na sua criação, se transformaram em sucesso, e a cidade entra em uma fase, com boas histórias para contar. 

No início da gestão CIS, em 02 de fevereiro de 2017, a prioridade foi dada aos investimentos em captações de água perenes. Em 2018, foi inaugurado o Sistema Mombaça, que fornece até 280 litros por segundo para a região central em qualquer época do ano. Em 2020, o Sistema Pirajibu, com capacidade de 117 litros por segundo, foi entregue, solucionando problemas de abastecimento no Pirapitingui. Com a integração do novo Sistema Utu-Guaçu, prevista para o início de 2024, a cidade de Itu terá 100% de sua demanda por água atendida. 

Para relembrar as conquistas ao longo desses anos, a CIS disponibilizou em seu site uma linha do tempo que detalha cronologicamente o trabalho realizado. A história de Itu, que começou com o nome indígena Utu-Guaçu, se transforma mais uma vez com a conclusão dessas obras, encerrando o período de racionamento de água e trazendo uma nova era de prosperidade para todos os ituanos.

Acesse o site da CIS e saiba mais: https://cis-itu.com.br/

Tópicos relacionados