Uma clínica de procedimentos estéticos corporais e faciais foi interditada pela Vigilância Sanitária de Campinas (SP) nesta terça-feira (31). Essa é a segunda clínica do segmento fechada na cidade num período de menos de uma semana, ambas apresentavam diversas irregularidades.
A interdição foi determinada após os fiscais confirmarem a denúncia feita à Prefeitura pelo 156, sobre irregularidades na AD Clínic Estética. O local fica na Avenida Dr. Hermas Braga, no bairro Nova Campinas, uma região nobre da cidade.
A clínica apresentava várias salas com infiltrações e bolor. Além disso, o trabalho da Vigilância ocorreu à tarde, quando o local ficou totalmente alagado por causa da chuva.
A equipe de inspeção constatou uma série de irregularidades na clínica:
- Estava sem responsável técnico habilitado;
- Sem manutenção preventiva de equipamentos;
- Sem insumos para lavagem de mãos;
- Produtos em frascos identificados com validade expirada;
- Ausência de controle de temperatura do refrigerador;
- Falta de registros de procedimentos operacionais padrão;
- Ausência de procedimento adequado para lavagem de toalhas e lençóis;
- Falta de abrigo externo de resíduos.
A chefe do Setor de Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde, Ana Lúcia da Silva Montini, destacou os riscos a que estavam submetidos os pacientes da clínica.
"Especialmente causados por ambiente com bolor e infiltrações, sem procedimentos comprovados de higiene de ambientes, toalhas, lençóis, uso de equipamentos sem registro se manutenção, uso de produtos vencidos e até mesmo riscos relacionados a parte elétrica e transmissão de doenças pelo alagamento verificado no momento da inspeção", frisou.
Segundo ela, a clínica estava com pedido de renovação de licença de funcionamento em aberto e foi verificada divergência na documentação apresentada que trata sobre responsável legal e responsável técnico. O caso não foi comunicado à Polícia Civil naquele momento porque as infrações foram consideradas de natureza sanitária na inspeção.
Duas clínicas fechada em uma semana: cenário preucupa Saúde
Nesta quarta-feira (25), uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária de Campinas, Polícia Civil e Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) já havia interditado totalmente uma clínica de estética no Jardim Chapadão. O caso também veio à tona após denúncia.
"O segmento de estética está em expansão e a oferta constante de novos procedimentos é bastante atrativa para toda a população. Entretanto, muitos procedimentos realizados nesses locais oferecem risco à saúde caso não sejam feitos dentro das normas sanitárias e por profissionais legalmente habilitados. Consideramos como positiva a conscientização das pessoas sobre esse tema e acreditamos que o aumento das interdições deve-se também ao fato delas estarem mais atentas e utilizarem mais os canais de denúncia", frisou Ana Lúcia.
A Vigilância Sanitária informou ainda que denúncias sobre irregularidades devem ser informadas pelo telefone 156. Além disso, ela mencionou que os moradores devem sempre procurar por estabelecimentos com licença sanitária e profissionais legalmente habilitados para fazer procedimentos estéticos.