Clínica é investigada pela emissão de guias médicas falsificadas

Estabelecimento fica na cidade de Sorocaba

Cida Haddad

Uma clínica médica, que fica no bairro Jardim Vergueiro, em Sorocaba,  foi alvo de uma operação de policiais civis do 3° Distrito Policial, na manhã desta quinta-feira (14/07). O objetivo da operação foi a apreensão de objetos e documentos relacionados à expedição de guias de encaminhamento médico emitidas de forma fraudulenta. A dona da clínica foi levada à delegacia e ouvida. 

De acordo com os policiais civis, as investigações começaram assim que eles souberam de que, ao menos, cinco médicos tiveram seus carimbos pessoais e assinaturas falsificadas. Os policiais explicaram que esses profissionais foram consultados pelas operadoras dos planos de saúde se reconheciam suas assinaturas em guias de encaminhamento médico para acompanhamento psicológico. Com a negativa deles, o boletim de ocorrência foi registrado.

Durante as investigações, o Setor de Inteligência identificou que as guias de encaminhamento médico foram pagas pelas operadoras de saúde, em um montante que ainda está sendo apurado. A clínica foi credenciada pelas operadoras de saúde há cerca de um ano e realizou mais de três mil atendimentos médicos.

Ainda, de acordo com os policiais, a proprietária da clínica é suspeita de ter cometido esse mesmo crime, no ano de 2016, o que resultou em prejuízo em mais de R$ 90 mil para as operadoras de saúde, caso que já está sendo apurado em inquérito policial. 

Na residência da investigada, que fica em um condomínio de alto padrão, foram apreendidos um notebook, um aparelho de telefone celular e agenda de consultas. Já na clínica, foram apreendidos dois notebooks, diversas guias de encaminhamento médico falsas e dois aparelhos de telefone celular.