Band Multi

Coalizão para investir e estimular negócios de impacto positivo chega a Campinas

Lançamento da “Coalizão pelo Impacto” será na próxima semana, em um evento sediado no Espaço Mescla, da PUC-Campinas

*Rafaela Oliveira

Lançamento da  “Coalizão pelo Impacto” será no Espaço Mescla da PUC-Campinas.
Lançamento da “Coalizão pelo Impacto” será no Espaço Mescla da PUC-Campinas.
Reprodução/PUC-Campinas

A Coalizão pelo Impacto chega em Campinas e será lançado nesta terça-feira (16), às 9h, no Espaço Mescla, da PUC-Campina. As inscrições para esse encontro, que é gratuito e aberto a qualquer pessoa ou organização interessada, podem ser feitas online. Na quarta-feira (17) acontecerá o encontro sobre temática “Negócios de Impacto Socioambiental” aberto a alunos e professores das universidades de Campinas no mesmo local.

A iniciativa nacional foi criada para potencializar o ecossistema de investimentos em negócios que tenham impacto social e ambiental, trabalhando junto com incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, hubs de negócios, instituições de Ensino Superior, empresas e outras organizações que apoiam empreendedores. 

O único polo de desenvolvimento participante da iniciativa na região sudeste será em Campinas. “Campinas é uma cidade conhecida pelo desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo. Temos certeza de que todo o conhecimento acumulado na região poderá criar soluções que ajudem na superação dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos”, afirma Superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, que tem parceria com o programa. 

Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará R$ 29 milhões para potencializar simultaneamente, em parceria com organizações locais, ecossistemas de investimentos e negócios de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil. Além de Campinas, fazem parte do projeto Brasília-DF, Fortaleza-CE, Belém-PA, Paranaguá-PR e Porto Alegre-RS. 

Negócios de impacto são modelos de empresariais que podem ajudar a resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar às políticas públicas e ações do terceiro setor. A Coalizão pelo Impacto tem como meta fortalecer sua atuação e apoiar até 600 negócios de impacto.  

Isabela Pascoal Becker, Diretora Executiva da Fundação Educar destaca a importância de ações articuladas para promoção de novos modelos de negócio que gerem impacto socioambiental positivo. “Acreditamos no potencial empreendedor da cidade e compartilhamos da necessidade urgente de reinventarmos e promovermos modelos empreendedores capazes de resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor”, completa a Diretora Executiva.  

Segundo Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE e coordenadora da Coalizão, “A Coalizão pelo Impacto irá contribuir para que diferentes atores do ecossistema de fomento ao empreendedorismo inovador de Campinas adotem lentes de impacto em sua atuação. É um ecossistema robusto com universidades e centros de pesquisa de ponta, diferentes incubadoras e aceleradoras fomentando negócios de base tecnológica, um setor público engajado e um setor privado com empresas muito fortes.” 

A Fundação FEAC e a Fundação Educar, investimento social da Companhia DPaschoal, são parceiras estratégicas do programa, que é uma correalização do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e a Somos Um. Outros parceiros estratégicos são: Cosan, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Sabin e Raia Drogasil. 

Campinas: um polo de inovação e tecnologia    

Em Campinas, a chegada da Coalizão tem suas atividades coordenadas pelo Impact Hub São Paulo e já conta com apoio da PUC-Campinas. Por meio do seu Centro de Economia e Administração (CEA) e de seu programa de inovação, Mescla, a universidade oferecerá suporte de espaço físico para coworking, além de mentorias, qualificação e formação a empreendedores sociais.    

A diretora do CEA, Camila Brasil Campos, afirma que os negócios de impacto são parte do projeto pedagógico do curso, que oferece também um mestrado na área de sustentabilidade. "Um dos diferenciais que nós temos é justamente esse olhar para as questões socioambientais. Os negócios de impacto estão muito alinhados com a missão da universidade. São parte da formação dos nossos alunos. Para que eles pensem numa atuação diferenciada na área dos negócios e nos problemas socioambientais, que são muitos", afirma a  diretora do CEA.     

Serviço 

Evento de Lançamento da Coalizão pelo Impacto 

Quando: 16 de agosto, das 9h às 11h 

Onde: Espaço Mescla | PUC Campinas - Campus I, Prédio H-11. Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.   

Tópicos relacionados