
A Prefeitura de Americana (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou mais duas mortes por dengue na cidade, nesta terça-feira (18). Uma das vítimas é uma mulher de 61 anos, que residia no Jardim São Paulo. O terceiro óbito foi confirmado pela prefeitura, mas sem informações do perfil da vítima até o momento.
Como medidas preventivas, a Prefeitura iniciará, nesta quarta-feira (19), um mutirão para remover criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A ação será realizada pelos agentes de controle do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), com o apoio de um caminhão cedido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, e terá início no bairro Vila Mathiensen.
O mutirão vai remover materiais que não estejam sendo usados pelos moradores e que possam servir de criadouros do mosquito, como latas, garrafas, pneus, lonas, tambores, entre outros. A Prefeitura pede para que não sejam colocados materiais nas calçadas. Os criadouros serão identificados pelos agentes, e os materiais serão recolhidos com a autorização dos moradores.
Depois da Vila Mathiensen, a programação de visitas dos agentes inclui os bairros Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim Lilases e Jardim dos Lírios.
Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal e pode ser acessado pelo site oficial da Prefeitura de Americana.
*Estagiário sob supervisão