Band Multi

Dário Saadi pede audiência urgente com ministro da Saúde para tratar de vacinas

Redução no envio de imunizantes tem afetado a vacinação nos municípios; Campinas tem recebido 50% da quantidade necessária da vacina contra o rotavírus, há pelo menos dois meses

Por

Redução no envio de imunizantes tem afetado vacinação nos municípios
Redução no envio de imunizantes tem afetado vacinação nos municípios
Divulgação/PMC

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área de Saúde, enviou ofício ao Ministério da Saúde, nesta terça-feira (9), solicitando uma reunião emergencial com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, para discutir a regularização do abastecimento de vacinas aos municípios brasileiros. 

A distribuição dos imunizantes, principalmente a BCG (contra tuberculose) e a vacina contra rotavírus, está abaixo das demandas das cidades. Campinas, por exemplo, há pelo menos dois meses, tem recebido 50% da quantidade necessária da vacina contra o rotavírus. 

De acordo com o prefeito, a situação é preocupante, pois a Campanha Nacional de Multivacinação está em andamento desde a última segunda-feira (8). A Secretaria Municipal de Saúde alertou que a demanda pela vacina é maior na vigência deste tipo de estratégia. 

“A falta de vacinas pode prejudicar a adesão da população à campanha e comprometer a credibilidade do Programa Nacional de Imunização”, afirmou o prefeito.  

Além disso, nos últimos anos, as coberturas vacinais vêm caindo em todo o mundo, o que aumenta a chance de reintrodução de doenças, os casos e os surtos de enfermidades imunopreveníveis.

Tópicos relacionados