Defesa Civil alerta para novo temporal nas regiões de Campinas e Sorocaba

O acumulado de chuva pode chegar a somar 200 milímetros (mm) entre sexta-feira (18) e domingo (20)

Por Da redação

Defesa Civil alerta para novo temporal nas regiões de Campinas e Sorocaba
Chuvas devem atingir região no final de semana
Carlos Bassan/PMC

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para novas pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira (18) e domingo (20) nas regiões de Campinas (SP) e Sorocaba (SP). O acumulado de chuva pode chegar a somar 200 milímetros (mm). 

“A passagem de uma frente fria trará rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, raios e possíveis quedas de granizo em pontos isolados, com riscos de desabamentos, alagamentos e enchentes”, alerta o órgão. 

As regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, e Serra da Mantiqueira também devem ser atingidas por chuvas fortes, que podem chegar a 200 mm. Em seguida aparece o litoral norte, com expectativa de 150 milímetros de chuva, e a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, com previsão de 100 mm de chuva. 

Anote

  • Corpo de Bombeiros: 193 
  • Defesa Civil: 199
  • Prefeitura de Campinas: 156
  • Alerta SMS: 40199

Os moradores devem se cadastrar para receber alertas de risco de tempestade ou chuva forte iminente e recomendações de segurança. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

O telefone 199 da Defesa Civil de Campinas está disponível para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva.

Em caso de emergências, ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.

A última chuva 

Na última sexta-feira (11), as chuvas fortes e os ventos que atingiram diversas cidades paulistas provocaram sete mortes, quedas de árvores e também deixou milhões de consumidores sem energia elétrica. Ainda hoje, segundo boletim da Enel, concessionária de distribuição de energia, quase 91 mil clientes ainda estão sem luz na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, é preciso que as pessoas tomem algumas medidas de segurança para evitar situações de risco provocadas pelo temporal. “É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”.

Outras recomendações da Defesa Civil são para que as pessoas evitem lugares abertos como praias e campos de futebol, mantenham distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica no momento da chuva, evitem tomar banho durante a tempestade e fiquem atentas a áreas de encosta, observando sinais de movimentação no solo e rachaduras nas paredes.

 

Tópicos relacionados