A Defesa Civil de Capivari inicia, nesta quinta-feira (1º), a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, que vai até o dia 31 de março de 2023, que tem como objetivo prevenir e socorrer acidentes causados durante o período chuvoso.
A cidade desenvolveu um Plano Municipal de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações tem por objetivo (PCO), para informar toda a população e municípios vizinhos, sobre os trabalhos voltados à proteção e defesa civil, com ênfase nos princípios de prevenção, mitigação, preparação, resposta, reconstrução e desastres naturais causados pelo excesso de chuvas neste período.
A Defesa Civil informou que fará rondas nos locais que correm o risco de inundações, enchentes e alagamentos e vai disponibilizar todas as informações necessárias para a população e as autoridades responsáveis.
Além disso, o órgão será responsável por realizar o monitoramento do nível da régua do Rio Capivari, instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na rua André de Mello, na ponte do Santoro, além de acompanhar em tempo real toda rede telemétrica do Rio Capivari nas cidades de Monte Mor (SP), Indaiatuba (SP) e Campinas (SP).
De acordo com a Defesa Civil, o nível normal da régua do Rio Capivari é de 0.80cm, aferição essa que é feita sobre a ponte da avenida Pio XII e seguindo o protocolo da Defesa Civil, assim que atingir o nível de 1.50m, será decretado Estado de Atenção, colocando todas as Secretarias envolvidas de prontidão.
Em caso de necessidade de remoção preventiva e emergencial da população, a Defesa Civil vai direcionar caminhões para executar o transporte e a retirada das famílias e bens materiais, para os abrigos provisórios designados pela Prefeitura, ou em locais particulares indicados pelas famílias desalojados.