Três mulheres, entre 30 e 40 anos, suspeitas de estelionato foram presas por policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a Deic de Sorocaba, durante a operação “Hemera”, em São Paulo e Francisco Morato. A operação foi resultado de uma investigação que durou nove meses e apurou os crimes de estelionato e associação criminosa.
Segundo os policiais, os crimes eram cometidos, em sua maioria, contra aposentados e pensionistas, muitos deles com dificuldades em acessar agências bancárias ou com pouco conhecimento em tecnologia.
As mulheres entravam em contato com as vítimas, dizendo que um empréstimo pessoal foi feito em nome delas indevidamente e, para que a operação fosse cancelada, um cadastro precisaria ser feito. Nesse momento, com os dados das vítimas, o empréstimo era efetivado e o dinheiro destinado a uma conta de uma das integrantes do grupo criminoso. A pessoa lesada além de não ter acesso ao empréstimo contratado, arcava com as parcelas que eram debitadas de seu benefício.
Foram apreendidos celulares, cartões bancários e notebooks e as suspeitas ficaram à disposição da Justiça.