
A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) informou que decretou situação de emergência em razão da alta de casos de dengue. A decisão será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12).
O documento autoriza a adoção de todas as medidas administrativas para contenção da epidemia. Uma das mudanças anunciadas é a ampliação dos horários dos postos de saúde, que funcionará das 7h às 20h, em dias alternados, a partir de amanhã.
A Secretaria de Saúde confirmou que, até o momento, foram registrados 408 casos confirmados em 2025, 395 descartados e 21 ainda em investigação. Todavia, não há mortes confirmadas.
“Os bairros com mais casos são Progresso, Santa Luzia, Paraty e Bela Vista, onde intensificamos as ações, mas outras regiões também têm registrado aumento”, disse Regiane Portes Mendes, secretária municipal de saúde.
Ampliação no atendimento
Programação
- Nesta quarta (12), os PSFs Progresso e São Luiz vão ampliar o horário. Na quinta (13), será a vez do PSF Juventude. A ampliação segue nos PSFs: Progresso (dia 18); Centro (dia 20); Cascalho (dia 24); Eldorado (dia 26); e Cordeiro (dia 27).
Por que não será todos os dias?
- A Secretaria de Saúde está iniciando esse movimento e quer entender como a população responderá a essa ação. Essa ampliação demanda organização das equipes de trabalho e por isso não é possível, neste momento, a abertura todos os dias. Além disso, isso dependerá, também, do retorno da população à essa ação.
É necessário agendamento prévio?
- É importante o agendamento prévio para organizar o atendimento. Porém, caso a população precise do serviço de saúde, é possível procurar o PSF para receber o atendimento. Toda a equipe que trabalha durante o dia, estará durante à noite. E todos os serviços disponíveis durante o dia também estarão disponíveis à noite.
Esse atendimento é só para a dengue?
- Não. Mas caso a população tenha sintomas relacionados à dengue, pode ir ao PSF no horário ampliado, que receberá o atendimento necessário. A equipe médica vai avaliar a situação do munícipe, e se entender assim, poderá encaminhar à UPA.