Band Multi - Campinas e Região

Dengue: Sorocaba decreta situação de emergência

Cidade tem 1.348 casos confirmados

Da Redação

Dengue: Sorocaba decreta situação de emergência
Ações como nebulização são feitas na cidade
Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba decretou, na tarde desta segunda-feira (04/03), situação de emergência em razão do cenário epidêmico na cidade. Também foi anunciado o atendimento estendido, até 22 horas, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais serão realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita de dengue, sendo das 19 às 22 horas com atendimento exclusivo para este público. Neste momento, Sorocaba tem 5.275 casos notificados de dengue este ano e 1.348 confirmados, sendo 1.252 autóctones; 95 importados e um indeterminado. Há dois óbitos em investigação e nenhum confirmado.

O decreto municipal, que tem duração de 90 dias e será publicado na edição desta segunda-feira do Jornal ‘Município de Sorocaba’, permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuação com mais agilidade e que a Administração Municipal possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue, entre outras atividades.

Nesta semana, também tem início a operacionalização da “nave mata mosquito”, um drone cedido para uso temporário, sem custo ao Município, em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), pelas empresas Igarapé New Holland e DJI Agriculture/Geo AG, ambas do ramo agrícola, para introdução da tecnologia na campanha para controle do mosquito da dengue. O aparelho tem capacidade de armazenamento de 40 litros e voa a uma altura máxima de 100 metros em locais sem possibilidade de tráfego terrestre.

O Município também intensificará ações educativas, visitas às casas e nebulizações noturnas com caminhonetes da Vigilância em Saúde. Além disso, a Prefeitura segue atuando na divulgação da campanha de ‘Combate à Dengue’, com cartazes nos pontos de ônibus e táxis, terminais, além de material disponível nas redes sociais e canais oficiais. Estão sendo efetuados, ainda, abordagens educativas nas escolas, além de capacitações nas UBSs e comunidades em todas as regiões da cidade.