Dias Toffoli extingue punibilidade da família Mantovani, acusada de hostilizar Moraes

A decisão do magistrado foi tomada após os advogados dos acusados protocolarem no Supremo pedido de retratação

Por Da redação

Dias Toffoli extingue punibilidade da família Mantovani, acusada de hostilizar Moraes
Família brasileira hostilizou o ministro do STF Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, em 2023
Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu extinguir, nesta segunda-feira (2), a punibilidade da família Mantovani, acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes

A decisão do magistrado foi tomada após os advogados dos acusados protocolarem no Supremo pedido de retratação. Na análise do pedido, Toffoli reconheceu que a legislação penal admite a retratação em casos de crimes contra a honra. O episódio aconteceu em julho de 2023, quando Alexandre de Moraes e a família dele foram hostilizados no aeroporto de Roma, na Itália.

O grupo de Mantovani xingou o ministro e o acusou de fraudar as eleições. Os três foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República e acusados dos crimes de calúnia e injúria. Com o despacho do ministro Toffoli, o caso será arquivado e os acusados não serão condenados. 

Em nota, o advogado de defesa Ralph Tórtima Filho, afirmou que enxerga como muito positiva a decisão do ministro Dias Toffoli, que extingue a punibilidade dos fatos, com o consequente arquivamento.

Tópicos relacionados