A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) começa a abastecer os 66 centros de saúde do município com novas doses da vacina CoronaVac, nesta sexta-feira (30). A vacinação contra a Covid com o imunizante da CoronaVac começa já neste sábado (1º), nas 11 unidades de saúde que funcionam no final de semana. Os demais centros de saúde vão iniciar a aplicação na próxima segunda-feira (3).
Campinas estava com falta de doses de CoronaVac, único imunizante contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos, desde o dia 14 de setembro. A normalização do abastecimento foi uma das prioridades da pauta do prefeito Dário Saadi nas últimas semanas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vhizelli, as doses recebidas são suficientes para dar continuidade à vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19.
Até o início desta semana, 3.324 pessoas desta faixa etária tinham recebido a primeira dose da vacina. O número corresponde a 11,35% do público.
As crianças de 3 e 4 anos só podem receber a CoronaVac (em 16 de setembro, a Anvisa aprovou a Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos, mas os Estados aguardam a nota técnica do Ministério da Saúde e o envio de doses).
Desabastecimento
Na primeira quinzena de setembro, Campinas e outras cidades do País ficaram sem doses da CoronaVac. No dia 19 do mesmo mês, o Estado remanejou 500 doses para Campinas, que foram distribuídas em apenas 13 unidades de saúde.
Centros de saúde que abrem aos sábados para vacinar, das 8h às 12h:
Centro de Saúde Parque Valença
Centro de Saúde Jardim Florence
Centro de Saúde Jardim Capivari
Centro de Saúde Santa Lúcia
Centro de Saúde Jardim Vista Alegre
Centro de Saúde União dos Bairros
Centro de Saúde DIC 1
Centro de Saúde Aeroporto
Centro de Saúde Santo Antônio
Centro de Saúde Vila Ipê
Centro de Saúde São Quirino
Centro de Saúde Jardim Aurélia