A Polícia Civil fez, na manhã desta quinta-feira (26/01), nas cidades de Boituva e Cerquilho, uma operação na qual dez pessoas foram detidas e um adolescente, de 16 anos, foi apreendido. As investigações são sobre crimes como sequestro relâmpago, roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e extorsão. A quantidade de dinheiro apreendida, segundo a polícia, é de 15 mil.
De acordo com o delegado de Boituva, Emerson Jesus Martins, durante a operação “A Queda” foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Boituva e cinco de prisão temporária em Cerquilho.
A operação é resultado, segundo o delegado, de meses de investigações feitas pelos policiais civis das delegacias de Boituva e Cerquilho. Os trabalhos apontaram que os criminosos mantinham as vítimas reféns e elas eram obrigadas a fazer saques ou transferências bancárias. Há também envolvimento com a comercialização de entorpecentes na região.
De acordo com o delegado, ainda há outros detidos que estão em análise das provas para ver se haverá mais prisões.
A operação teve apoio operacional de guardas municipais, policiais militares, Força Tática, Canil, Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Itapetininga. Participaram 70 policiais e foram utilizadas 30 viaturas.
Além do dinheiro, foram apreendidos aparelhos de telefone celular, cadernos de anotações e 874 porções de drogas.
O adolescente foi encaminhado a uma unidade da Fundação Casa e os demais detidos ficaram à disposição da Justiça.
Imagens: Divulgação
Edição: Eduardo Bartels