A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um casal que furtava cemitérios da cidade. O flagrante aconteceu no Cemitério da Saudade, na região Central, após a Corporação receber denúncia de munícipe, na noite de domingo (07/05). Ambos os envolvidos têm passagem pela polícia, sendo que a mulher era procurada pela Justiça pelo crime de homicídio.
O denunciante entrou em contato com a Guarda Municipal e informou que viu duas pessoas saltando o muro e entrando no cemitério. Uma equipe da corporação imediatamente foi ao local e surpreendeu os suspeitos, que estavam tentando levar as peças dos túmulos.
Com a dupla, foram recolhidas plaquetas de metal, estatuetas e suportes de foto. Ainda, foram apreendidas ferramentas utilizadas no crime, como pé de cabra, chave de fenda, faca e uma adaga. Os suspeitos foram identificados e disseram aos guardas que a intenção era vender as peças, a fim de obter dinheiro para comprar drogas.
O homem, de 33 anos de idade, possui passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes e roubo, enquanto a mulher, de 32 anos e natural de Iguape (SP), tinha mandado de prisão expedido contra ela, em março deste ano, para cumprimento de pena por homicídio.
“Ambos alegaram que não têm residência fixa e que são pessoas em situação de rua. Porém, eles têm um histórico criminal e em ações desse tipo em cemitérios. O monitoramento dos cemitérios tem sido intensificado e as forças policiais continuarão realizando ações preventivas, para coibir essas ocorrências e identificar os infratores”, aponta o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.
O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte. O casal permaneceu preso e à disposição da Justiça.
Procurado por furto
Um homem, de 31 anos, foi detido por guardas civis municipais, na Vila Lucy, Zona Oeste de Sorocaba, que era procurado pela Justiça pelo crime de furto. O caso ocorreu por volta das 2h40 de segunda-feira (08/05). Ele estava dormindo na calçada e, em um primeiro momento, negou-se a receber atendimento da equipe do programa “HumanizAção”.
A equipe da GCM, que dava apoio à ação humanitária, fez a identificação do suspeito que, de imediato, admitiu estar foragido da Justiça, desde o último dia 3 de maio. Ele é natural da cidade de Cafelândia (SP).
As informações do suspeito foram obtidas via novo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad), uma plataforma integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP) recém-implantada na GCM de Sorocaba, com informações sobre registros de crimes e ocorrências, com possibilidades de consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional.
O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte. O homem foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, ficando à disposição da Justiça.