Encerra amanhã o cadastro de vagas na Educação Infantil em Campinas

Pais ou responsáveis, de crianças de 0 a 5 anos, podem fazer o cadastro pela internet ou presencialmente

Município tem 163 escolas municipais de Educação Infantil e convênio com 43 entidades Reprodução/Fernanda Sunega
Município tem 163 escolas municipais de Educação Infantil e convênio com 43 entidades
Reprodução/Fernanda Sunega

Campinas encerra nesta quinta-feira (20) o cadastro de intenção de vagas na Educação para crianças de 0 a 5 anos em 2023. As inscrições foram abertas no último dia 1º de setembro e, até o momento, foram feitas certa de 6,2 mil cadastro. No ano passado foram feitos 7.572 cadastros.

Segundo a Prefeitura, o menor número de cadastros foi de crianças com idade entre 3 a 5 anos, com 1.596 cadastros.A maior parte dos cadastros recebidos, 2.505 são de crianças com idade entre um ano e sete meses até três anos. Em seguida, estão aquelas com até um ano e seis meses (2.181 inscrições).

O Secretário de Educação, José Tadeu Jorge, explico a meta da pasta:

A pretensão da Secretaria de Educação é atender todas as crianças cadastradas. A partir de agora, as escolas entram em planejamento para ter a exatidão da demanda que será possível atender em 2023.

A Secretaria Municipal de Educação pretende construir 20 escolas nos próximos dois anos. Sendo 14 creches e seis unidades de Ensino Fundamental. Com isso, o número de vagas na Educação Infantil deve ser ampliado em mais de cinco mil vagas.

Como realizar o cadastro?

Os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro pelo endereço eletrônico clicando aqui. Outra opção é procurar presencialmente uma escola de Educação Infantil da rede municipal. A inscrição é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.

Apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou das 43 entidades colaboradoras. As vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e mediante a essa classificação, que obedece a critérios como: inserção em programas sociais, situação de vulnerabilidade, entre outros.

Para fazer o cadastro são necessários: certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água) e Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família. 

O cadastro é realizado anualmente. As crianças que completarem quatro anos até março de 2023 são obrigadas, por lei, a cursar a pré-escola. 

Atualmente há 44,1 mil crianças matriculadas na Educação Infantil, entre unidades próprias e entidades colaboradoras.