Band Multi

Emdec firma parceria com Moovit para exibir horários dos ônibus em tempo real

Aplicativo também envia notificações aos usuários e um planejador multimodal de viagens

*Rafaela Oliveira

Ferramenta está disponível para Android, iOS e na versão web.
Ferramenta está disponível para Android, iOS e na versão web.
Divulgação

A prefeitura de Campinas anunciou nesta terça-feira (19) que, por meio da Emdec e da Setransp, foi firmada uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana e transporte público Moovit. O aplicativo já exibe informações em tempo real sobre as mais de 200 linhas municipais em operação, agora, irá disponibilizar horários e atualizações na linha em tempo real. 

O Moovit mostra, em tempo real, quanto tempo falta para que os ônibus cheguem aos pontos, de acordo com o GPS dos veículos, oferecendo mais comodidade aos passageiros. Também emite alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus.

Um dos diferenciais do Moovit é a possibilidade de enviar notificações aos usuários, direto para a tela do celular, sobre alterações na prestação de serviço, tais como mudanças no itinerário, horários e criação de novas linhas.

O aplicativo oferece ainda um planejador multimodal de viagens, que permite aos usuários criar rotas integrando diferentes linhas e modais, incluindo trajetos a pé até as paradas. O aplicativo é acessível para pessoas com restrições de locomoção e deficientes visuais, integrado às tecnologias VoiceOver e TalkBack (leitores de tela) para iOS e Android.

Gratuito, o aplicativo conta com o maior banco de dados sobre o transporte público do mundo e busca facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade e pela região metropolitana.

A parceria também envolve a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Cittati, que fornece os dados sobre a localização dos ônibus em tempo real. A ferramenta está disponível para download no Google Play, App Store e conta ainda com a versão web.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “todos os esforços para melhorar, continuamente, a experiência dos usuários do transporte público estão sendo realizados. Com o Moovit, os usuários podem planejar suas viagens antecipadamente, seja no ponto de ônibus ou antes mesmo de sair de casa”.

“Tecnologia e informação para facilitar o dia a dia dos usuários do transporte público é o que o Moovit entrega para a população”, completou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.

Conheça os principais recursos do Moovit:

Linhas:

 Ao selecionar uma das linhas na tela inicial, o aplicativo mapeia a localização do usuário e o itinerário da linha. Ao clicar sobre o ponto desejado, é possível consultar a estimativa de chegada das linhas, em tempo 

Tópicos relacionados