As novas instalações da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM), foram inauguradas na segunda-feira (05/06), em Sorocaba. O espaço, no Jardim Ana Maria, foi revitalizado para o treinamento de guardas civis municipais de Sorocaba, bem como de outras cidades da Região Metropolitana (RMS).
A unidade da Efae, que funciona em um imóvel municipal, o qual, no passado, foi uma escola pública, recebeu reforma geral e novos equipamentos e mobiliários, adquiridos pela administração municipal, para equipar salas de aula, de administração e coordenadoria, vestiários, alojamento e quadra poliesportiva. “Esse local ficou abandonado por muito tempo. Agora, é um espaço completo e equipado, destinado a formar guardas civis municipais que atuarão em toda a região. Isso muito nos orgulha, pois será um local de cooperação mútua e troca de experiências entre a GCM e outras forças de segurança pública que atuam, sempre de maneira integrada, em defesa dos cidadãos de bem”, destacou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
A data marcou, ainda, o início das aulas do curso de formação de 38 GCMs para atuar nas cidades de Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó, mediante convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades. Serão 800 horas de aulas, ao longo de seis meses, de ensinamento técnico-profissional necessário ao exercício do ofício de guarda civil.
“Segundo o regimento interno da GCM, é principio fundamental da Efae, dentre outros, a formação acadêmica com primazia e zelo, além do berço da boa e ilibada norma de conduta da Corporação. A Efae começou em 2003, como escola de formação, mas, antes disso, já atuava como Núcleo de Capacitação Técnica. Agora, estabelece-se como uma verdadeira Academia Metropolitana de Guardas Civis, conveniada à Polícia Federal e com respaldo de todas as demais forças policiais”, apontou o diretor e coordenador da Efae, GCM Benedito Zanin.
O comandante-geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra afirma que “o que se conquista, a partir da consolidação da Efae, dentre outros benefícios, é a padronização na formação da Guarda, que passa a contar com instrutores da própria GCM”.
O secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, fala mais sobre a Efae:
Edição: Eduardo Bartels